Como faço para tirar passaporte? Confira as dicas que irão facilitar esse processo!

Como melhorar o seu inglês com podcasts? Confira dois canais que irão lhe ajudar!
19 Março, 2019
Como planejar o seu mochilão?
20 Março, 2019
Mostrar tudo

Como faço para tirar passaporte? Confira as dicas que irão facilitar esse processo!

O passaporte é um documento concedido por uma autoridade administrativa para certificar a identidade de um viajante perante autoridades estrangeiras. Em outras palavras, o passaporte é a porta de saída e de entrada para descobrir lugares, culturas e adquirir novas experiências em diferentes lugares do mundo. Mas como tirar passaporte?

Por mais que muitos achem o processo difícil e burocrático, tirar passaporte é algo simples e que bem planejado, não exige muitas despesas. Para obter o documento é necessário realizar uma série de procedimentos que envolvem a Polícia Federal, órgão que emite o passaporte. Para isso, você precisará ir ao local apenas duas vezes, uma para iniciar o processo, tirar a foto e as digitais, e outra para retirar seu documento. Em todo o país estão espalhados pontos para realizar o procedimento. Você pode encontrar o posto mais próximo a você nesse link.

            Depois de encontrar o local ideal para você tirar passaporte, é necessário se atentar ao passo a passo de tudo que você vai precisar realizar. Para isso, fizemos um resumo que vai te ajudar a tirar passaporte facilmente:

1 – Reúna toda a documentação necessária

2 – Acesse o site da Polícia Federal e preencha a solicitação

3 – Efetue o pagamento da taxa de emissão

4 – Agende uma data para atendimento

5 – Na data agendada compareça ao posto da Polícia Federal

6 – Retire seu passaporte

Os cinco primeiros passos citados no resumo acima podem ser realizados pela internet, no site da Polícia Federal. No entanto, é preciso se atentar a qual modalidade de passaporte você deverá solicitar. Você pode tirar passaporte de quatro maneiras: passaporte comum, para emergência, para estrangeiro e laissez-passer.

Para obter o Passaporte Comum, o interessado deve atender às seguintes condições: ser brasileiro, estar em conformidade com as obrigações eleitorais (maiores de idade), se homem, estar quite com o serviço militar, não estar impedido de obter o passaporte ou sair do país pela Justiça e possuir todos os documentos originais exigidos e demais documentos que possam ser solicitados.

            Entre a documentação está o documento de identificação, obrigatório para maiores de 12 anos, certificação da situação eleitoral regular e que comprove que não há pendência ou erros nos dados cadastrados na base do TSE, CPF, menores de 18 anos autorização própria, pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e o preenchimento do formulário eletrônico de solicitação de passaporte.

Passaporte de Emergência

Existe ainda a possibilidade de tirar passaporte em caráter de emergência, que será concedido para aqueles que cumprirem as exigências de concessão e que não possam comprovadamente aguardar o prazo de entrega.

Nesse caso, são consideradas emergências as situações que não puderam ser previstas como: catástrofes naturais, conflitos armados, necessidade de viagem por motivo de saúde de quem solicitou ou de parente até segundo grau, para proteção de patrimônio, necessidade de trabalho, ajuda humanitária, interesse da administração público e outras situações que não se poderia prever, mas que pode acarretar grave prejuízo.

Por mais que pareça burocrático, o processo para tirar passaporte assegura uma condição de viagem melhor para qualquer pessoa. Além disso, para pessoas com 18 anos completos ou mais, a validade do passaporte é de 10 anos, ou seja, é um serviço que vai te acompanhar por bastante tempo!

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais