Como planejar o seu mochilão?

Como faço para tirar passaporte? Confira as dicas que irão facilitar esse processo!
19 Março, 2019
Mostrar tudo

Como planejar o seu mochilão?

Cada vez mais frequente, o famoso mochilão ainda é uma grande dúvida de quem ama viajar ou deseja explorar o mundo. Roteiro, passagens, hospedagem, como ir, com quem ir, quanto dinheiro é preciso… essas e outras questões fazem parte de qualquer pessoa que deseja planejar essa grande aventura. Se você também tem essas dúvidas, esse post é pra você!

Para onde quero ir?

Antes de começar a planejar o seu mochilão, é preciso pensar qual o destino que mais combina você. Para isso, é preciso considerar os seus gostos pessoais e quais lugares estão relacionados com seus objetivos. Prefere as grandes cidades ou regiões históricas? Contato com a natureza ou locais mais agitados? Você é a pessoa que mais te conhece, portanto, é preciso fazer escolhas que façam do seu mochilão uma viagem inesquecivelmente boa.

Ainda não tem certeza?

Para isso, a internet pode ser a sua melhor aliada. Há muito tempo já existem blogs, sites, fóruns e páginas na internet dedicadas a mochileiros que compartilham suas experiências de viagens. Nesses locais é possível conhecer mais sobre as cidades, países e regiões quem tem interesse e que podem contribuir na sua escolha!

Definindo o destino

Planejar o seu mochilão não é o mesmo que organizar as suas férias em família. Antes de sair de casa e se jogar no mundo, é recomendado possuir um planejamento, mas não precisa estar com ele totalmente definido. Informações como datas e número de dias é algo que deve ser considerado, mas os locais exatos você pode definir enquanto viaja. Uma coisa é certa: seu planejamento pode mudar ao longo da viagem e mudar, repensar e arriscar é uma das essências do mochilão. 

Faça listas!

Para planejar o seu mochilão faça listas com as cidades que deseja visitar, incluindo previsão de dias, lugares que gostaria de conhecer e pontos turísticos; com o que é preciso levar, considerando as regiões que pretende conhecer, se faz calor, frio, se é temporada de chuvas ou neve para tornar o seu mochilão mais eficiente; listagem com dicas de hospedagens, com lugares que cabem em seu bolso, mais próximos a estações de trem, terminais rodoviários e aeroporto, além dos trajetos entre uma região e outra. Carregue seu diário de bordo e utilize as anotações em seu benefício.

Outras dicas:

– É preciso se atentar ao seguro viagem! Não são todos os países em que o seguro viagem é obrigatório, mas na grande maioria é preciso. Mesmo assim, esse benefício pode ajudar muito durante a viagem por eventuais problemas de saúde, atendimentos médicas, exames e medicamentos.

– Vacinas. Esse é um ponto importante para fazer seu mochilão. Antes de viajar é preciso pesquisar quais vacinas são necessárias para entrar em determinados países e, também, tirar o Certificado Internacional de Vacinação, que você consegue em qualquer posto da Anvisa.

– Tenha atenção à documentação. Na lista de cidades, países e regiões que deseja conhecer, faça referência à necessidade ou não de passaporte para entrada e, também, da precisão de visto. Além disso, é importante levar seus documentos pessoais e cópias autenticadas para casos de perda e extravio.

– A última dica para planejar o seu mochilão é em relação ao dinheiro. Quanto preciso levar? Posso levar cartão? Troco aqui ou no país em que estiver? Na maioria dos lugares o ideal é estar com dólares ou euros para trocar nas casas de câmbio pela moeda local. Referente à quantidade, os mesmos sites e blogs que relatam sobre as experiências de mochileiros você consegue encontrar tabelas de referência que estas pessoas usaram. Essa dica ajuda muito no planejamento inicial e que facilitará o seu mochilão.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais