A música está presente em nossas vidas de uma forma tão natural que poucas vezes questionamos a importância que ela tem. Existem músicas que nos deixam felizes, que lembram momentos tristes, que estimulam o sono e até mesmo que despertam sentimentos desconhecidos. Mas não é só isso. Além da questão sentimental e do entretenimento, a música pode ser um excelente recurso complementar à educação.
Exemplo disso, é usar a música para aprender espanhol. Além de ser uma atividade divertida, é também um recurso pedagógico que estimula o desenvolvimento da compreensão auditiva, de fala, leitura e produção escrita no idioma. O recurso permite ainda que sejam conhecidos alguns aspectos culturais dos países que falam espanhol, estimulando o intercâmbio entre os idiomas.
Para usar a música para aprender espanhol ou qualquer outro idioma, é necessário que o estudante se organize, pois, a atividade exige escuta, escrita, leitura e, principalmente, desinibição para cantar as letras. Encontre um lugar reservado e silencioso, se concentre e siga as indicações abaixo para mandar bem e aprender cantando em espanhol.
Algumas dicas importantes para usar a música para aprender espanhol
O primeiro passo é escolher um artista e uma música que você se identifique para começar a praticar o espanhol. Inicialmente, optar por sonoridades e estilos que você gosta, pode ajudar a tarefa a ser mais fácil e menos cansativa. A atividade é mais proveitosa se você utilizar fones de ouvido, pois aproxima o som e é mais difícil de ser interrompido por barulhos externos.
O próximo passo para usar a música para aprender espanhol é criar uma rotina de estudos que seja eficiente e prática. Confira as indicações que vão te ajudar nesse processo:
Escute a música inteira, sem interrupções e sem o auxílio da letra. Nessa etapa, tente compreender o máximo de palavras que o artista canta, prestando atenção no que a música diz.
Na sequência, escute a música acompanhada da letra em espanhol. Fique atento a todas as palavras e termos desconhecidos e anote em um bloco de notas. Faça esse processo pelo menos três vezes, pois em cada escuta novos elementos serão identificados.
Consulte o significado das palavras que você não conhece e aplique no contexto da letra da música. Além de contribuir para aprender espanhol a partir de música, essa ação ajuda a aumentar o seu vocabulário do idioma.
A próxima etapa é ouvir a canção novamente, sem o auxílio da letra. Observe se foi possível compreender tudo o que foi falado na música, inclusive nas partes com maior velocidade e retorne caso sinta que passou alguma informação sem entender.
Realize o procedimento e ateste que a música pode ser uma ótima companhia para os estudos e uma grande complementação diversificada. Oficialmente, 21 países falam espanhol, aproveite a atividade e conheça artistas e músicas das diferentes localidades e aprenda cantando.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.