Benefícios e facilidades da internet em nossas vidas

Frida Kahlo: conheça a história da pintora mexicana que é referência na cultura
20 Março, 2019
Conheça os principais esportes de inverno praticados no exterior
30 Dezembro, 2019
Mostrar tudo

Benefícios e facilidades da internet em nossas vidas

A internet foi criada no ano de 1969, nos Estados Unidos, quando o mundo vivia em tempos de Guerra Fria e momento em que um professor da Universidade da Califórnia passou o primeiro e-mail da história para um amigo. A Arpanet, como era chamada, tinha como função facilitar a comunicação entre militares e cientistas.

Em 1982, o uso da internet tornou-se mais frequente nas universidades, inicialmente apenas nos Estados Unidos, com expansão posterior para outros países, como Holanda, Dinamarca e Suécia. Conforme o acesso foi se ampliando, o termo “internet” passou a ser utilizado para chamar o serviço. Apenas duas décadas depois, em 1987, que o uso da internet foi liberado para fins comerciais nos Estados Unidos e, a partir de 1992, empresas passaram a comercializar o acesso à internet no país.

No Brasil, a internet começou a ganhar força a partir dos anos 1990 e, somente em 1995 que a exploração comercial foi liberada. Em 2018, mais de 69% dos brasileiros possuíam acesso à internet. Desde o início, muita coisa mudou. Você recorda de todos os benefícios e facilidades da internet em nossas vidas?

Relacionamentos

Aplicativos, sites, redes sociais. Tudo isso e muito mais aproximou as pessoas e é um dos benefícios e facilidades da internet em nossas vidas. Além disso, é possível manter contato com quem mora longe, conhecer novas pessoas, iniciar um novo relacionamento e ficar por dentro daquilo que as pessoas que gostamos estão fazendo. Alguns dizem que o advento da internet aproximou os que eram distantes e afastou os que eram próximos. Isso ninguém pode confirmar, mas se usada de maneira correta, a internet é um ótimo recurso para estabelecer e aprimorar as relações pessoas.

Informação

Boca a boca, jornal impresso, rádio e televisão. Por muito tempo esses dispositivos predominaram a transmissão de informação para a população. Fatos e acontecimentos próximos e até os mais distantes de nós eram conhecidos a partir desses veículos, que selecionavam as informações e que por nós eram consumidas. Com a popularização da internet, essa história mudou. Sites, blogs, redes sociais, grupos de conversas e novos programas que a cada dia aparecem mudaram a forma de consumir e produzir informação.

            Com isso, passamos a ter um universo maior de conteúdos ao nosso alcance. Imediatamente após um ocorrência é possível saber o que aconteceu, onde, com quem e os motivos. Com essa facilidade, temos a oportunidade de estarmos cada vez mais informados. Entretanto, apesar de ser um dos befícios e facilidades da internet em nossas vidas, é preciso ter cuidado. Como a propagação de informação é cada vez mais crescente, é preciso saber filtrar as notícias que são verdadeiras daquelas que não passam de boatos ou Fake News.

Compras

Se hoje é possível comprar roupas, sapatos, acessórios, livros, móveis, comidas e qualquer outra coisa pela internet, antes não era assim. As lojas físicas disponibilizavam os produtos e a conferência de preço era feito manualmente, visitando local por local. Com a internet, temos a possibilidade de comprar produtos de qualquer lugar do mundo e recebermos em nossa casa. Existem até sites especializados em mostrar qual loja vende o produto que você deseja pelo menor preço.

            Esse benefício atingiu até aqueles que não gostam de ir ao supermercado. Hoje é possível realizar as compras, fazer o pagamento e receber em casa usando apenas o smartphone. Sem falar na facilidade para os que não gostam de cozinhar. Já existem disponíveis aplicativos em que o cliente escolhe entre uma diversidade de alimentos e recebe onde desejar. Imaginou como seria sem os benefícios e facilidades da internet em nossas vidas

            É claro que existe ainda uma infinidade de melhorias e a tendência é que cada vez mais aumente. Qual outro benefícios e facilidades da internet você não fica sem?

E aí, gostou do nosso conteúdo?

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais