Conheça os principais esportes de inverno praticados no exterior
30 Dezembro, 2019
Mostrar tudo

Como funciona a Filosofia Kaizen e seus benefícios

Entenda como funciona a Filosofia Kaizen e seus benefícios

Você tem um sonho ou um grande objetivo para alcançar? Neste momento, inicia-se uma corrida contra o tempo, com mudanças radicais e cobranças para enfim chegar a esta conquista, sem qualquer tipo de frustração.

É aí que entra a Filosofia Kaizen, auxiliando no desenvolvimento pessoal, motivação e autoconfiança. Com essa estratégia, é possível alcançar conquistas diárias de forma assertiva e eficaz.

Mas afinal, o que é a Filosofia Kaizen?

A Filosofia Kaizen vem de um termo japonês que significa “mudar para melhor” – Kai (mudar) Zen (para melhor). Foi desenvolvida por Masaaki Imai, teórico organizacional e consultor de gestão.

O objetivo dessa filosofia é mostrar que as pequenas conquistas diárias são fundamentais para o nosso desenvolvimento e motivação. A lição é parar de mirar em grandes conquistas, pois o processo é fundamental para o aprendizado e a experiência.

A importância do processo

É necessário entendermos a real importância do processo. Mental ou fisicamente, precisamos de tempo para nos adaptarmos a novas circunstâncias. Se moramos em uma região de muito frio e nos mudamos para uma cidade com altas temperaturas, nosso corpo irá precisar se adaptar até acostumar com isso.

Mentalmente é a mesma situação. Se focamos apenas em uma grande conquista, acabamos nos esquecendo dos detalhes, do processo.

Colocando em prática

Agora que entendemos do que se trata a Filosofia Kaizen, é o momento de colocá-la em prática!

Por exemplo, você sente que está tendo dificuldades para levantar no horário adequado? Direcione o seu foco por alguns dias em acordar mais cedo. Obviamente, o objetivo não é acordar no horário logo de início, mas sim, adaptar e treinar o seu corpo a levantar mais cedo a cada dia.

Outro exemplo é aprender a tocar um novo instrumento musical. Não foque em aprender uma música em uma semana. Dedique-se em estudar passo a passo aos poucos, como notas, coordenação motora, ritmo, etc. 

Quem pode utilizar a Filosofia Kaizen?

O método é sem restrições. Mas, é muito indicado também para estratégias empresariais. Ela atua de forma preditiva, com o objetivo de tornar o ambiente ideal e produtivo para todos, evitando possíveis problemas. E não de forma corretiva, quando o problema já aconteceu.

Já para os estudantes, o método orienta para alguns hábitos diários como a organização do local de estudo e ferramentas, padrão de rotina e estabelecimento de horário.

E mais uma vez, lembramos que tudo deve ser feito aos poucos, mas continuamente.

A Excellent Global utiliza esta filosofia no ensino!

Nossos processos ocorrem de forma não-linear, focando no processo, com estratégias eficazes de conversação.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais