Quer fazer faculdade nos Estados Unidos? Confira 4 dicas que vão te ajudar!
25 Maio, 2018
Como usar a música para aprender espanhol
25 Maio, 2018
Mostrar tudo

Confira 5 dicas para pensar em inglês

Atingir a fluência em inglês é um desejo de muitas pessoas, mas o caminho até essa realidade pode ser diferente para cada um. Vivemos no Brasil, um país de língua materna de origem latina, e desde que nascemos estamos imersos em influências linguísticas diferentes das que formaram o inglês, como as anglo-saxônicas. Por isso, quando dizem que aprender a língua inglesa exige esforço e treinamento, acredite.

Por mais que nosso cérebro não seja um músculo, quanto mais o exercitamos, mais deixamos ele forte. Assim, para que o inglês se torne natural, é necessário que ele seja praticado com recorrência ao ponto de pensar em inglês. Isso mesmo! Mas como fazer isso, afinal, não possuímos um mecanismo que ativa o nosso cérebro para deixar de pensar em um idioma e raciocinar em outro. Você pensa em inglês quando tem a ideia e a expressa mental ou verbalmente diretamente no idioma, sem precisar traduzir para o português.

Para começar a pensar em inglês, o caminho mais correto e seguro é se expor ao máximo ao idioma, incorporando na rotina do dia a dia tarefas em que o inglês possa ser adicionado de forma natural. Pensando nisso, separamos 5 dicas que vão contribuir nessa tarefa:

1 Não tenha medo

Todo mundo sabe que aprender um novo idioma leva tempo, dedicação e muito esforço e que não é de uma hora para outra que esse processo se concretiza. Por isso, não tenha medo. Para começar a pensar em inglês é preciso deixar a vergonha de como você fala e escreve de lado e praticar a língua em todos os momentos que você puder.

2 Crie o hábito da leitura

Antes de começar a pensar em inglês é preciso que você esteja inserido em contextos onde a língua é utilizada. Ou seja, é necessário que no seu dia a dia sejam incluídas atividades que você faria em seu idioma adaptando para o inglês. Comece com a leitura. Com as facilidades da internet é possível acessar notícias e informações na língua inglesa facilmente, o que irá contribuir com o seu aprendizado.

Essa dica deve ser seguida diariamente. Leia pelo menos uma notícia, pequeno texto, página de revista em inglês e comece por temas de grande interesse. Por exemplo, se você é fã de cinema, busque por informações em inglês relacionadas ao tema. São vários sites, blogs e canais na internet que disponibilizam uma infinidade de conteúdos gratuitamente.

3 Deixe de lado as legendas

Um hábito que pode ser incluído na rotina de quem deseja pensar em inglês é dispensar as legendas. Assistir a filmes, séries, desenhos, jornais e documentários no idioma contribui para que a língua seja incorporada com maior facilidade. Aqui também é importante que seja escolhido um tema de interesse para não tornar a atividade uma obrigação ruim.

Caso a tarefa esteja sendo difícil, é possível ativar as legendas, desde que também em inglês, reforçando a leitura e escuta do idioma. Ao tornar a atividade uma rotina, novas palavras e termos serão incorporados ao seu vocabulário.

4 Pequenos hábitos geram grandes mudanças

Estamos tão acostumados com o nosso idioma que para pensar em inglês é necessário que as mudanças aconteçam em todos os aspectos. Uma alteração que você pode fazer, por exemplo, é alterar o idioma de seu computador, celular e redes sociais para o inglês. Com essa mudança, é possível reconhecer as palavras usadas em outro idioma no cotidiano. Uma outra dica é começar a fazer as pequenas anotações do seu dia a dia na nova língua. Prazos, recados e agenda de compromissos podem ajudar a complementar seu vocabulário e testar diariamente seus conhecimentos sobre o inglês. A prática, mesmo as pequenas tarefas da rotina auxiliam e estimulam o cérebro a pensar no outro idioma.  

É recomendável também conversar em inglês. Procure um amigo ou conhecido que tenha os mesmos objetivos que você e combinem de dialogar no idioma. Quando não for possível pessoalmente, a conversa pode ser através dos aplicativos de mensagens que também ajudam a pensar em inglês.

5 Utilize todos os recursos disponíveis

Uma dica extra e que vai te ajudar na tarefa de pensar em inglês são os aplicativos para tablets e smartphones que testam e complementam o seu conhecimento no novo idioma. Atualmente, existem diversos recursos que ajudam de forma interativa para o aprendizado. O mais importante é que tudo isso está na palma da sua mão e você pode fazer as atividades em qualquer lugar e o melhor, no seu tempo. 

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais