Nos dias 04 e 11 de novembro acontecem em todo o Brasil o ENEM 2018. Das 180 questões aplicadas nos dois dias de prova, cinco são de língua estrangeira moderna, escolhida entre inglês e espanhol. Se você optou pela língua espanhola, fique atento às dicas que vão te ajudar a gabaritar as questões e deixar mais próxima a tão sonhada vaga na faculdade. Ao escolher o idioma, é importante que você conheça o método avaliativo da prova e esteja com as aulas de espanhol em dia.
Muitos candidatos escolhem fazer a prova de espanhol do ENEM por ser a língua parecida com o português ou por ter pouca familiaridade com o inglês. É preciso, no entanto, ter cuidado. Mesmo que as questões não sejam um bicho de sete cabeças, elas exigem muita interpretação de texto e nesse caso, um termo traduzido equivocadamente pode comprometer o acerto da pergunta.
Por ser uma prova que prioriza a habilidade de interpretação do estudante, os recursos utilizados vão muito além de um texto simples. Sendo assim, é possível encontrar trechos de obras literárias, propagandas, quadrinhos e ilustrações para serem interpretadas. Ou seja, a prova de espanhol do ENEM varia muito, mas espera que o estudante reconheça fragmentos que fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa.
Para treinar a interpretação de texto na língua espanhola, o candidato do ENEM pode recorrer a algumas técnicas que vão facilitar na hora de fazer a prova. Enquanto estiver estudando, é recomendável que o estudante se aproxime ao máximo da língua, e uma dica valiosa é desenvolver o idioma a partir atividades do cotidiano, como filmes, séries, músicas e cultura em geral. O mesmo vale para a leitura. Busque por páginas na internet, blog, sites, livros e revistas em espanhol para treinar a habilidade.
Nesse processo, você pode se atentar às palavras e termos desconhecidos e anotá-los em um bloco de nota. Assim, toda vez que alguma dúvida surgir, é possível recorrer ao glossário adaptado às suas necessidades. É importante também que você consulte as provas de espanhol do ENEM anteriores e entenda melhor como é o estilo das questões e os assuntos que já foram temas das perguntas. Aproveite e realize os exercícios. Essa é uma ótima forma de treinar os seus conhecimentos.