Certamente você já ouviu falar em intercâmbio. E em intercâmbio cultural? A modalidade é uma boa forma de unir o útil ao agradável, viajando para outro país ou região em busca de aperfeiçoamento do idioma e conhecimento sobre a história, costumes, culturas, tecnologias e tradições locais.
Um aspecto importante do intercâmbio cultural é o compartilhamento da experiência. Afinal, como o próprio termo diz, um intercâmbio é uma troca e nada melhor do que conhecer uma cultura imerso nela, recebendo e compartilhando conhecimentos de pessoas que vivem lá.
Uma dica para fazer um intercâmbio cultural é se conectar de verdade com a nova realidade. Para isso, você pode ficar hospedado na casa de uma família que receba intercambistas e vivenciar a experiência 24 horas por dia, aprendendo na prática sobre os hábitos, costumes e a rotina de uma família estrangeira.
Durante a experiência, é importante que o intercambista leve na bagagem um pouco de sua cultura local para compartilhar com as pessoas que vivem no país de destino. Essa é a grande essência do intercâmbio cultural: trocar informações.
Que tal descobrir o que é intercâmbio cultural fazendo um? Conheça três destinos ideais para iniciar suas viagens:
África do Sul
A África do Sul não é sempre a primeira opção de destino para intercambistas, mas o país vem se tornando rota de intercâmbio cultural graças aos atrativos naturais e sociais que só o país tem. Os custos da viagem também são um diferencial, já que a moeda local é desvalorizada quando comparada ao real, o que deixa a experiência cerca de cinco vezes mais barata que um intercâmbio nos Estados Unidos, por exemplo. Outro diferencial é o visto para entrar no país, já que em cursos de até três meses não é obrigatória a permissão.
Irlanda
De uns tempos para cá, a Irlanda tornou-se um dos destinos preferidos dos brasileiros por conta de alguns detalhes que contribuem muito para um intercâmbio cultural. A primeira facilidade, e que atrai muitos estudantes, é o processo de obtenção do visto, com facilidades para quem é brasileiro. Outra vantagem são os custos, que costumam ser menores que em outros países que falam o inglês. A localização geográfica também é um atrativo, com acesso próximo a diferentes países da Europa, o que facilita para conhecer outras culturas. A capital, Dublin, é destino turístico e cultural para aqueles que procuram uma vida noturna diferente e agitada.
Nova Zelândia
Outro destino ideal para fazer um intercâmbio cultural é a Nova Zelândia, arquipélago vizinho à Austrália, no Oceano Pacífico. O país é ideal para os aventureiros e amantes de paisagens deslumbrantes. A riqueza natural e cultural é um diferencial para os intercambistas que desejam sair da rotina.
Assim como na África do Sul, na Irlanda não é necessário tirar visto para permanecer por três meses, o que facilita o seu intercâmbio cultural no país. Em comparação a outros países, conhecer a Nova Zelândia pode ser bom para aqueles que desejam economia. Em algumas cidades como Auckland, por exemplo, maior cidade do país, o intercambista consegue gastar menos se comparar com cidades tradicionalmente procuradas na Inglaterra, Austrália e Estados Unidos, onde o custo de vida é bem mais alto.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.