Nos dias 04 e 11 de novembro serão realizadas, em todo o Brasil, as provas do ENEM 2018. Uma das dúvidas que surgem no momento de inscrição do ENEM é qual língua estrangeira escolher. Desde 2010, os estudantes podem decidir entre o inglês e o espanhol. Se você optou pelo inglês como língua estrangeira, fique atento às dicas que vão te ajudar a gabaritar as questões e deixar mais próxima a tão sonhada vaga na faculdade. Ao escolher o idioma, é importante que você conheça o método avaliativo da prova e esteja com as aulas de inglês em dia.
Uma das principais competências exigidas na prova de inglês do ENEM é o conhecimento e a utilização da língua estrangeira como instrumento de acesso a outras culturas, grupos sociais, informações e tudo isso, a partir da interpretação. Nesse sentido, o objetivo é assegurar a capacidade do estudante de ler e interpretar, demonstrando a afinidade com o idioma e testando a relação do raciocínio e conexão com o mundo.
Nos momentos de estudo e preparação para a prova de inglês
do Enem, é importante que você fique atento a algumas dicas:
É comum que a prova de inglês do ENEM tenha bastante interpretação de texto, incluindo textos tradicionais, notícias jornalísticas, letras de músicas, poemas e poesias. Uma das características dessa prova é a interdisciplinaridade, portanto, os textos têm temáticas da atualidade, semelhante aos últimos anos, em que a prova abordou assuntos recorrentes do dia a dia das pessoas, como: tecnologia da informação, diversidade cultural, aquecimento global, política e direitos humanos.
Então, é importante que o candidato se mantenha atualizado sobre tudo. Aproveitar dos recursos encontrados na internet pode ajudar a deixar a cabeça sempre conectada com o que é tendência. Consultar sites e blogs de notícias em inglês diariamente contribui para que o estudante fique por dentro dos assuntos mais discutidos e que podem ser tema das questões. Essa prática de leitura ajuda também o candidato a se habituar com os formatos dos textos que podem eventualmente aparecer nas perguntas.
Mas não é só isso. Nas edições anteriores, foram cobradas também perguntas com interpretação de figuras, tirinhas, ilustrações, campanhas publicitárias, trechos de obras literárias, avisos e cartoons, por exemplo. O vocabulário exigido nessas questões varia de intermediário para avançado, incluindo expressões populares e linguagem informal, cobrando do candidato uma atenção maior sobre o inglês.
Uma dica importante para mandar bem na interpretação das perguntas na prova de inglês do ENEM é encontrar a palavra-chave do texto. Isso mesmo! Leia com atenção o texto e encontre a palavra principal, aquela que vai indicar o caminho pelo qual você deverá dar mais atenção em cada questão. É na palavra-chave que está a ideia principal, o que vai ajudar a encontrar a alternativa correta, garantindo mais nota para o candidato.
E não esqueça, quanto mais treinar, melhor será o resultado. Faça as questões anteriores das provas de inglês do ENEM e entenda melhor como funciona e o que se pode esperar.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.