light acompanhado de um refrigerante diet e bastante ketchup”
“Quando acessei o site, cliquei em um link errado e deletei toda a home page que havia construído”
Você sabe o que essas frases têm em comum? Elas estão recheadas de anglicismos! Não lembra o que isso significa? Nós te ajudamos a relembrar:
A língua inglesa está mais presente em nossa rotina do que a gente imagina. Ao pedir uma pizza, escutar uma música de rap e pesquisar um link na internet, estamos consumindo palavras em inglês e que já estão incorporadas no nosso idioma. Essas expressões estrangeiras que já estão naturalizadas em nossa fala são chamadas de anglicismos.
O anglicismo é uma palavra, expressão ou termo original da língua inglesa e que é introduzido em outro idioma, pela necessidade em dar nome a novos objetos ou fenômenos que ainda não tenham uma nomeação na língua. O anglicismo é usado também por motivos de apropriação ou incorporação cultural.
Esse fenômeno é possível graças a característica da língua ser um elemento orgânico, ou seja, está em constante transformação. É comum aprendermos diariamente novas palavras e até mesmo conhecermos expressões reinventadas, unidas, que criam um novo significado e até mesmo junção de palavras de idiomas diferentes. Essas possibilidades demonstram o quanto a língua é algo que está sempre em movimento.
Muitos dos anglicismos utilizados na língua portuguesa utilizam a grafia e pronúncia originais, porém, existem termos que são “aportuguesados” para adequação à realidade brasileira. É importante dizer que os anglicismos são diferentes dos falsos cognatos, já que esses vocábulos se parecem com as palavras em inglês e têm o mesmo significado.
Mas não é só o Brasil que faz esses empréstimos. O português de Portugal também incorporou uma quantia significante de anglicismos em seu vocabulário.
Relembre algumas dessas palavras incorporadas em nossa língua:
5 anglicismos na alimentação: bacon, delivery, grill, happy hour e milkshake.
5 anglicismos nos esportes: fitness, motocross, surf, boxe e voleibol.
5 anglicismos do vestuário: blazer, jeans, shorts, tênis e lycra.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.