Here, there, over here e over there: aprenda a diferença
17 Dezembro, 2018
Mostrar tudo

A pizza é italiana ou não? Conheça a história

Quando falamos de gastronomia, a pizza é, sem dúvidas, um dos alimentos mais consumidos no Brasil, desde que foi trazida pelos imigrantes italianos. Estima-se que sejam consumidas em nosso país cerca de um milhão de pizzas por dia, sendo uma das regiões do mundo que mais consomem o alimento. O amor é tanto que a pizza tem um dia dedicado somente a ela: o 10 de julho. Na Itália, país conhecido pelo sabor de suas pizzas, o consumo chega a 1,8 bilhão de unidades em um único ano.

Falando sobre Itália, a pizza tornou-se popularmente reconhecida como um prato típico deste país, no entanto, a história desse alimento remete há pelo menos 6 mil anos atrás, com os egípcios, um dos primeiros povos a misturar água com farinha e produzir uma comida como a pizza que conhecemos hoje. Existe também na história da gastronomia o indício de que foram os gregos os pioneiros na produção da pizza, à base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico amassados e assados em tijolos quentes.

Mas afinal, a pizza é italiana ou não?

A ideia de que tipicamente a pizza é italiana surge a partir do século XVI, quando o alimento chega na península da Etrúria, na Itália. No começo, a pizza era alimentação de famílias mais pobres do Sul do país e, somente quando chega a região de Nápoles, passa a ser incrementada com molho de tomate e especiarias. Os que possuíam mais condições acrescentavam queijos, ovos, peixes e outros condimentos sobre a pizza.

A história de que a pizza é italiana ganha força em 1889, graças ao trabalho de Raffaele Espósito, o primeiro pizzaiolo do mundo, um padeiro que a serviço do rei Umberto I e da rainha Margherita, presenteou os nobres convidados com uma pizza nas cores branco, vermelho e verde, referência à bandeira da Itália, a partir de ingredientes como mussarela, tomate e manjericão. O sucesso com a rainha foi tamanho que o pizzaiolo batizou sua criação de Margherita.

Da Margherita, Napolitana e os outros sabores que começaram a ser comercializados, a pizza conquistou aos poucos o paladar e o coração da Itália e, consequentemente, do mundo. A partir dos sabores desta culinária, difunde-se a ideia de que a pizza é italiana, e mesmo que originalmente sua história seja ainda mais antiga, não se pode negar a importância da pizza italiana para a popularização deste saboroso alimento.

Curiosidade: Tudo acaba em pizza

A expressão popular “tudo acaba em pizza” é muito conhecida entre os brasileiros, mas você conhece o seu significado? Terminar em pizza é uma referência a situações que não foram solucionadas ou que ficaram da mesma maneira que começou.

A expressão teve origem na década de 1960, com o time de futebol do Palmeiras que passava por um grande conflito interno. Conta-se que em uma tentativa de acordo, os dirigentes do time se encontraram em uma pizzaria e pediram 18 pizzas gigantes. Na manhã seguinte, um jornal publicou uma manchete que dizia: “briga do Palmeiras termina em pizza” e, desde então, é usada a expressão para conflitos solucionados ou não.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais