Estátua da Liberdade: história de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo

Bird Box – conheça o real significado do filme
4 Janeiro, 2019
Quem foi Tio Sam? Conheça a história de um dos símbolos nacionais norte-americano
19 Março, 2019
Mostrar tudo

Estátua da Liberdade: história de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo

Todo mundo que já assistiu a um filme norte-americano certamente já viu a Estátua da Liberdade, monumento localizado na ilha da Liberdade no porto de Nova York, não é mesmo? Chamada oficialmente de Liberty Enlightening the World, ouA Liberdade Iluminando o Mundo, é uma estátua de cobre e idealizada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi. Considerada como Patrimônio Mundial da UNESCO, desde 2007 a Estátua da Liberdade é uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Representando a figura de Libertas, uma deusa vestida de liberdade romana, a Estátua da Liberdade foi um presente de amizade do povo francês para os Estados Unidos em comemoração ao centenário da independência, e é reconhecida como um símbolo universal de liberdade e democracia.

A Estátua foi inaugurada em 28 de outubro de 1886, pelo então governador Grover Cleveland, mas até esse dia chegar, muito tempo passou. A obra foi concluída no mês de junho de 1884, na França. Para ser transportada, foi desmontada em 350 peças, que foram embaladas em 214 caixas e enviadas a bordo do navio francês Isere. O caminho até os Estados Unidos levou um ano e mais um ano foi preciso para começar a ser montada. Ao todo, foram necessários quatro meses para que a Estátua da Liberdade estive em pé como a conhecemos.

Uma obra grandiosa

De acordo com o Guiness Book, o livro dos recordes, a Estátua da Liberdade é o monumento mais pesado do mundo, com mais de 225 toneladas. Com o pedestal, a estátua mede 92,99 metros, equivalente a 22 andares, e para se chegar até o topo, é necessário caminhar 354 degraus.

Na coroa da estátua estão localizadas 25 janelas, simbolizando as joias da terra, e sete raios, representando os sete continentes e mares do mundo. Na mão direita se encontra uma tocha, que representa a liberdade do povo. Na mão esquerda está uma tábua, escrita 04 de julho de 1776, data da declaração de independência dos Estados Unidos, em algarismos romanos.

A cor esverdeada da Estátua da Liberdade nem sempre foi assim. Originalmente projetada na cor marrom avermelhada, sofreu alterações naturais, devido oxidação do cobre em exposição ao ar. Para chegar a essa tonalidade, foram 25 anos.

Devido sua importância, centenas de réplicas da Estátua da Liberdade são exibidas em todo o mundo. Além disso, por ser um ícone americano, o monumento foi retratada em moedas e selos do país, além de ser utilizada em diferentes negócios.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais