Quem foi Tio Sam? Conheça a história de um dos símbolos nacionais norte-americano

Estátua da Liberdade: história de uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo
6 Março, 2019
5 segredos para viajar com crianças – Pelo Family on Board
25 Junho, 2021
Mostrar tudo

Quem foi Tio Sam? Conheça a história de um dos símbolos nacionais norte-americano

Um senhor de cartola, cabelos brancos, barbicha, com o dedo indicador apontado e acima da célebre frase “I Want You”. Certamente você conhece essa imagem e a associa a figura de Tio Sam, personagem que possui por característica representar e simbolizar os Estados Unidos.

Tio Sam ganhou o mundo como a personificação nacional dos Estados Unidos e um dos símbolos nacionais mais conhecidos no mundo. Historicamente, o primeiro registro do nome foi utilizado durante a Guerra Anglo-americana, em 1812, mas a primeira aparição da ilustração que conhecemos veio somente 58 anos depois, em 1870, pelas mãos do cartunista Tomas Nast, inspirado nos traços de Abraham Lincoln, presidente norte americano considerado como herói nacional. Na literatura, Tio Sam é mencionado pela primeira vez em 1816, no livro oalegórico The Adventures of Uncle Sam in Search After His Lost Honor, de autoria de Frederick Augustus Fidfaddy, e também faz referência a Samuel Wilson.

Mas e o Tim Sam realmente existiu?

De acordo com historiadores, Tio Sam existiu e atendia pelo nome de Samuel Wilson, um comerciante que fornecia alimentos para o exército dos Estados Unidos e que respondia também pelo apelido de uncle (tio) Sam.

            Toda a história teria começado pelas embalagens dos produtos vendidos por Samuel, que continham as inicias U.S referente à United States, mas que os soldados diziam que o significado era de Uncle Sam. Em forma de brincadeira, o boato teria se espalhado e incentivado o governo a usar como estratégia para representar os Estados Unidos. O Congresso dos Estados Unidos reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961.

            O sucesso de Tio Sam tomou maiores proporções e fama internacional a partir da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), quando a ilustração passou a ser utilizada com a frase I Want You, que em português significar “eu quero você”, e foi utilizada pelas Forças Armadas americanas para recrutar jovens soldados para o alistamento.

A imagem se tornou bastante popular também pelos elementos que compõe a imagem. Criada nas cores vermelha, azul e branco, referência à bandeira norte-americana, apresenta também um Tio Sam com postura, representativo e forte, assim como o país gostaria de ser visto.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais