No filme “Cada um tem a gêmea que merece” (2011), a narrativa é focada na vida dos gêmeos Jack e Jill, ambos vividos por Adam Sandler, irmãos que vivem vidas bastante diferentes. Com a aproximação do Dia de Ação de Graças, Jack descobre que sua irmã, Jill, está prestes a fazer uma visita em pleno feriado, para seu desespero. O cenário do filme é ambientado em um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças. O filme não é o único. Diversas obras cinematográficas utilizam da data comemorativa para contar histórias para os telespectadores.
Comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, o Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day em inglês, é o principal feriado dos Estados Unidos. Na data são comemorados os acontecimentos positivos conquistados durante o ano, quando as pessoas se juntam para demonstrar sua gratidão a partir de orações e festas, regadas a muita comida. A celebração também é uma oportunidade de reunir familiares e amigos e demonstrar o carinho pelas pessoas queridas.
História
A história do Dia de Ação de Graças começa nos anos de 1620, na cidade Plymouth, em Massachusetts. A celebração foi organizada por colonos da região que perderam todas as suas colheitas em um inverno rigoroso e, em 1621, obtiveram bons resultados na colheita de milho no verão.
Em forma de agradecimento ao progresso da colheita, o governador local organizou uma homenagem e comemoração no outono de 1621, regada à muita comida, principalmente perus, além de patos, peixes e milho. No evento, os colonos da região receberam na festividade aproximadamente 90 índios com grandes meses ao ar livre, comidas, bebidas e agradecimentos.
Desde então, na região da Nova Inglaterra, todos os outonos passaram a receber festividades organizadas em gratidão às boas colheitas. Em 1863, o então presidente da época, Abraham Lincoln, declarou que todo quarta quinta-feira de novembro seria conhecida como Dia Nacional de Ação de Graças. Somente em 1941 que o Congresso aprovou a data como feriado nacional.
Curiosidades
Assim como nas primeiras celebrações, no Dia de Ação de Graças não pode faltar peru nas refeições. Por ser uma festividade que preza pela fartura, o alimento é acompanhado de batata doce, purê de batata, abóbora, tortas de maça e pães.
Estima-se que em um único ano 46 milhões de perus sejam consumidos nas festas de Ações de Graça. Assim, existe uma cerimônia em que o presidente norte-americano perdoa dois perus, os salvando do mesmo destino que os outros que serão consumidos naquele feriado.
Outro evento no Dia de Ações de Graça são os grandes desfiles que acontecem nas principais avenidas dos Estados Unidos. Inspirados nas vidas dos primeiros colonos, os desfiles levam multidões às ruas. Uma das celebrações mais conhecidas é a parada de Macy’s, em Nova York.
Você sabia que no Brasil também existe um Dia de Ação de
Graças?
Em 1966, a partir da lei 5.110, a quarta quinta-feira do mês de novembro passa a ser estabelecida como o Dia de Ação de Graças. Por mais que não seja tradição dos brasileiros celebrar a data, o dia é lembrado por famílias de origem norte-americana, por igrejas cristãs protestantes e, também, por cursos de idiomas que ensinam a língua inglesa.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.