Já ouviu falar que é mais fácil aprender outra língua quando criança? É verdade, crianças e bebês são como esponjas com absorção rápida do que diz respeito a sonoridade, o mesmo acontece com os idiomas. Diferente dos adultos que já possuem uma memória de sons formulada, as crianças estão em fase de construção e possuem uma maior sensibilidade na capacidade de captar sons, elas começam a aprender outro idioma assim que entram em contato com ele pela primeira vez.
A maior dificuldade entre os adultos em aprender outro idioma está em superar os vícios de linguagem, por isso o processo de aprendizado é muito mais longo e muitas vezes não se alcança a fluência. Você já ouviu algum adulto dizendo que consegue entender o inglês mas trava na hora de falar? É porque adultos não conseguem captar os sons de maneira correta e levam mais tempo para assimilar eles, o que causa insegurança na hora de praticar a língua.
Se você ainda tem dúvidas sobre a iniciação de seus filhos em uma língua estrangeira, a Excellent Global Idiomas separou algumas vantagens que vai fazer você mudar de opinião.
Desde o início da vida, as pessoas possuem curiosidade e estão abertos ao aprendizado, mas quando se coloca em comparação, as crianças aprendem com mais facilidade. O bebês possuem uma capacidade incrível para captar sons, por isso eles estão sempre atentos aos barulhos que os pais fazem para chamar atenção. Eles assimilam e acumulam tudo o que é apresentado.
A desvantagem é que essa eficiência dura aproximadamente até os sete anos de idade. Por isso, o quanto antes a criança for apresentada a uma segunda língua, maiores são as chances dela se interessar e evoluir o aprendizado, ela carrega na memória os sons e palavras para a vida.
O estímulo ao desenvolvimento quando se aprende outra língua abrange qualquer idade, mas para crianças aprender outro idioma torna-se um desafio. Ajuda no desenvolvimento menta, ativa a criatividade e o raciocínio, melhora a concentração e as habilidades de memória. O que também estimula o exercício da inteligência e o no aprendizado em várias outras áreas, além disso, ajuda no desenvolvimento dos músculos faciais e na compreensão oral. A absorção de uma terceira língua também se torna uma tarefa fácil.
Essa é a recomendação para as escolas que possuem níveis de aulas para bebês e crianças, o aprendizado deve ser dinâmico e interativo. Cada criança possui uma característica e uma forma de aprender diferente. E para isso, aulas lúdicas e personalizadas, com histórias, desenhos, vídeos, brincadeiras e jogos de dramatização promovidos em inglês tornam a experiência prazerosa e divertida.
As aulas dinâmicas também expandem a educação sociocultural da criança. O ideal é possibilitar o acesso à literatura, a comportamentos e a tradição dessa outra cultura. Socialmente, o novo idioma contribui para o desenvolvimento de uma criança com boa capacidade de comunicação tanto no âmbito familiar quanto no público.
Muitos adultos perdem emprego diariamente por falta de fluência em outra língua. O mercado profissional exige cada vez mais o domínio em uma segunda língua, principalmente o inglês. Aprender outra língua trará um diferencial para o futuro profissional. Além disso, inserir a criança em novos círculos de amizades, como em uma escola de inglês, contribui para o desenvolvimento de valores como a sociabilidade e outras habilidades nas relações humanas.
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.