A língua inglesa possui algumas peculiaridades, uma delas é a possibilidade de identificar os tempos verbais através das terminações das palavras. Você já deve ter notado que muitas palavras em inglês apresentam a terminação -ing. Essa terminação pode aparecer em diferentes situações, a mais comum delas é para indicar o tempo verbal, presente Continuous ou presente progressive.
Para o presente contínuo a terminação -ing ao final do verbo significa o nosso ando, endo, indo, ou seja, o gerúndio na língua portuguesa. Vale aqui esclarecer que você não pode utilizar o -ing em todos os verbos. Alguns, chamados Stative verbs, como o know, understand, believe, like, decide, seem, hate, want, entre outros, não possuem a forma do Presente Continuous então não aceitam o -ing, com o sentido de ação acontecendo agora ou forma.
Vamos ver alguns exemplos de frase que utilizam o -ing como forma do Presente Continuous:
Amanda is sleeping (Amanda está dormindo).
He is reading a book right now (Ele está lendo um livro agora).
I’m watching na interesting Tv serie (Estou assistindo uma série interessante).
Outras utilizações do -ING
A maioria das pessoas iniciantes em inglês imaginam que o -ing possui apenas uma utilização. Quando encontram uma palavra com essa terminação, eles já imaginam que é um verbo e na tradução no gerúndio (dançando, pescando, velejanto, etc.).
Tenha sempre em mente que o -ing não é usado apenas para o gerúndio. Ele serve também para formar substantivos, adjetivo e também é utilizado em verbos, mesmo que sem uma conotação de gerúndio.
Remembering is good for the soul (Lembrar-se faz bem à alma).
Loving is the ability to better understand each other (Amar é a habilidade de melhor entender o outro).
E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.