Frida Kahlo: conheça a história da pintora mexicana que é referência na cultura

“We Can Do It”: qual é a história por trás dessa imagem
19 Março, 2019
Benefícios e facilidades da internet em nossas vidas
20 Março, 2019
Mostrar tudo

Frida Kahlo: conheça a história da pintora mexicana que é referência na cultura

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, foi uma pintora mexicana, nascida em 6 de julho de 1907 e que hoje é símbolo da luta e resistência feminina. Uma das personagens mais importantes do século XX, que teve importância significativa na política e na cultura do México.

Reconhecida por seus autorretratos em diversas situações, teve como inspiração a própria vida e as dificuldades que passou. Aos seis anos foi diagnosticada com poliomielite, que a deixou com uma lesão no pé esquerdo e rendeu o apelido de “perna de pau”.  Com 18 anos, sofreu um acidente de ônibus, acarretando inúmeras fraturas e mais de 35 cirurgias. Nesse tempo, ficou acamada após problemas na coluna, período em que passou a se retratar nas pinturas sobre as próprias frustações. Embora tivesse pai pintor, foi somente nesse momento que Frida começou a pintar. Antes disso, cursou medicina no México.

Em 1929, Frida Kahlo casou-se com Diego Rivera, pintor e muralista mexicano, homem mais velho e com quem viveu um relacionamento intenso, visto por muitos como abusivo. O amor incondicional pelo marido, as traições e os três abortos espontâneos fizeram parte de suas obras, autorretratadas em forma de angústias, vivências e medos.

Em suas pinturas destacam-se ainda a identidade nacional mexicana, com elementos da cultura popular e influência do folclore indígena, com o uso de cores fortes e vibrantes. Em seus registros, destacava que suas obras representavam a própria vida. “Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade”. Entre as obras de maior relevância estão: O ônibus; Frida Kahlo e Diego Rivera; autorretrato com colar; as duas Fridas; autorretrato com cabelos cortados; O veado ferido; Diego em meu pensamento; entre outros.

As próprias deficiências e limitações ajudaram Frida a se tornar uma mulher icônica. Ainda na adolescência adotou vestimentas masculinas. Passou também pela fase em que usava roupas estampadas e floridas para esconder o cinto que usava para reparar os problemas da coluna. Como presente em seus retratos, Kahlo usou ainda sobrancelhas juntas e pelos no buço, muitos laços e adornos na cabeça. Todos esses elementos tornaram a imagem da pintora representativa da vida que vivia.

            Na arte, ganhou notoriedade em 1939, quando realizou sua primeira exposição individual em Nova York. A partir de então, ganhou reconhecimento internacional, expos suas obras em Paris, onde conheceu artistas como Pablo Picasso e foi a primeira mulher e artista mexicana a ter suas pinturas expostas no Museu do Louvre.

Frida Kahlo e o feminismo



O feminismo propriamente dito não fazia parte da temática que Frida Kahlo representava, pelo contrário, suas obras demonstram uma subversão e dependência de seu marido, que vão ao oposto dos ideais feministas. Sendo assim, por que a pintora mexicana até a atualidade é associada às causas das mulheres?

De acordo com pesquisadores que estudaram a vida de Frida Kahlo, a associação da imagem da pintora ao feminismo aconteceu a partir da década de 1980, com o movimento feminista da segunda onda, que passou a promover o trabalho da Frida como forma de ampliar a representatividade de uma mulher frente a um mundo da arte dominado por homens.

Admirada até os dias de hoje, a pintora deixou o seu legado. Para a cultura, Frida tornou legítimo que as mulheres exibissem externamente suas dores e frustrações e, assim, tomassem medidas para compreendê-las. Tornou-se crucial para as mulheres artistas terem um modelo feminino.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais