Por que aprender inglês é cada vez mais importante?
11 Maio, 2018
Quer fazer faculdade nos Estados Unidos? Confira 4 dicas que vão te ajudar!
25 Maio, 2018
Mostrar tudo

Conheça as dicas para fazer um intercâmbio perfeito

Um dos primeiros passos a serem tomados para fazer um intercâmbio é escolher o destino ideal. Para isso, vale a pena perder algumas horas pesquisando sobre os destinos mais procurados pelos intercambistas, conversar com outras pessoas que já passaram pela experiência e sobre a realidade dos países que sonha conhecer. Nessa etapa, ter clareza sobre os seus gostos e desejos é fundamental para tomar boas decisões.

Separe um caderno ou bloco de notas e faça o check list das preferências pessoais que vão ajuda-lo a definir o intercâmbio ideal. Você prefere um lugar quente ou frio? Uma capital ou uma cidade de interior? Seus estudos rendem melhor de manhã ou à noite? Esses e outros questionamentos vão contribuir para que a experiência ao fazer um intercâmbio seja conforme você sonhou, evitando dores de cabeça.

Defina o objetivo da viagem      

Nessa etapa também é necessário que você estabeleça o objetivo da viagem. Fazer um intercâmbio pode significar passar alguns meses estudando o idioma local, realizar o high school, equivalente ao Ensino Médio brasileiro, entrar em uma faculdade do país, estabelecer contato com novas culturas e outras modalidades. Para cada tipo de intercâmbio existem programas específicos.

Avalie os custos

É necessário antes de fazer um intercâmbio também considerar os custos. Aqui vale ainda o bloco de anotações, onde é possível registrar as pesquisas sobre o custo de vida nas localidades em que se deseja estudar. Em cidades de um mesmo país, por exemplo, o custo de vida pode variar significativamente e para não passar nenhum aperto, é essencial que todas as possibilidades sejam consideradas. As despesas de um intercâmbio nunca devem ser vistas apenas como gastos, mas como um investimento que vale para a educação, carreira e experiência para a vida toda.

Com essas dicas ficou mais fácil definir a viagem. Depois de pensar nos países que mais combinam com o seu perfil, definir os objetivos ao estudar fora e contabilizar os custos, e só se preparar para fazer um intercâmbio. A partir dessas combinações o planejamento do seu intercâmbio vai ficar muito mais fácil.

Uma dica extra: fique atento ao idioma falado no país que deseja fazer um intercâmbio. A recomendação vale também para aqueles que querem aprender uma nova língua. Conhecer o idioma contribui para que a experiência do intercâmbio seja vivenciada de uma forma totalmente diferente.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Faça parte você também da Escola de Idiomas que mais cresce no Brasil!

Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.

Receba nossas notificações em seu e-mail

    Siga nossas redes sociais