Fazer faculdade nos Estados Unidos é um desejo de muitos estudantes brasileiros que enxergam a experiência como uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Diferente da realidade brasileira em que os candidatos prestam provas para vestibulares e ENEM, por exemplo, as universidades norte-americanas adotam formas diferentes de ingressos e que devem ser cumpridas corretamente para a conquista de uma vaga.
Reunimos algumas dicas para você realizar o seu sonho de fazer faculdade nos Estados Unidos:
1) Documentação correta
Um dos primeiros passos para ser aceito em uma universidade estrangeira é mostrar quem realmente você é, e uma das questões mais valorizadas pelas instituições de ensino superior norte-americanas é o histórico escolar. No Brasil, as notas obtidas no Ensino Médio não interferem diretamente na entrada para a faculdade, mas por outro lado, são bastante valorizadas em tentativas de intercâmbio.
Se você ainda não concluiu os seus estudos, fique atento às notas. Caso já tenha acabado, separe seu histórico escolar, ele será muito útil para conseguir o aceite em uma faculdade dos Estados Unidos. Outro detalhe importante são as cartas de recomendações escritas por seus professores, coordenadores e até amigos. A avaliação sobre o seu perfil enquanto estudante contribui muito na conquista de uma vaga.
Um detalhe importantíssimo: reúna todos os documentos necessários para a inscrição no processo seletivo e os traduza do português para o inglês. Para algumas universidades você mesmo pode fazer a tradução, caso esteja com o idioma em dia, mas fique atento, algumas instituições só aceitam o trabalho feito por um profissional tradutor registrado.
2) Como está o seu inglês?
Para fazer faculdade nos Estados Unidos é importante dominar o inglês, visto que um dos requisitos de muitos programas estudantis é a proficiência no idioma. Ou seja, antes de correr atrás do intercâmbio esteja com o idioma na ponta da língua e com o certificado de que tem conhecimentos suficientes para estudar lá. É claro que muitas coisas vão ser aprendidas durante o intercâmbio, e uma das funções dele é justamente essa, mas a exigência da maioria das universidades é que você tenha domínio suficiente para assistir e compreender as aulas.
Fazer faculdade nos Estados Unidos pode ser um investimento alto, tanto em relação às mensalidades, como taxas. No entanto, existem duas possibilidades que podem facilitar a sua estadia no exterior: realizar a inscrição diretamente com a universidade desejada e solicitar um pedido de bolsa, já que muitas instituições contam com programas de benefícios para estudantes de excelência; ou pesquisar programas brasileiros específicos que oferecem a chance de estudar sem gastos em instituições norte-americanas. Defina os principais programas que irão ajudá-lo a se manter fora do país durante todo o período de estudos.
4) Só entra com visto!
Depois de aceito em alguma universidade dos Estados Unidos, o estudante recebe um formulário confirmando o vínculo com a instituição e que indica os passos seguintes para serem seguidos no dia da entrevista com o consulado. É importante que o candidato já tenha providenciado seu passaporte para que prossiga com o processo de retirada do visto de estudante. Toda essa documentação deve ser organizada com tempo suficiente, para não colocar em risco o seu sonho de fazer faculdade nos Estados Unidos.
Dica extra: Cada universidade nos Estados Unidos tem uma maneira diferente de admitir novos estudantes, portanto, fique atento aos regulamentos, prazos e condições gerais da instituição que deseja estudar. A atenção é um dos requisitos fundamentais para fazer faculdade nos Estados Unidos e realizar o seu sonho.
Proporcionar conhecimento é na nossa causa, para isso, produzimos conteúdos como esse com uma grande frequência, se quer conhecer mais do mundo? Cadastre-se e receba todas as nossas publicações.