“We Can Do It”: qual é a história por trás dessa imagem

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“We Can Do It”: qual é a história por trás dessa imagem

Atualmente símbolo do movimento feminista, a imagem de uma trabalhadora mostrando sua força sob a mensagem de “We Can Do It” é uma das dez imagens mais solicitadas à Administração dos Arquivos e Registros Nacionais dos Estados Unidos e está presente em camisetas, tatuagens, bolsas e decorações.

A imagem foi criada em 1943 e em nada tinha relação com o movimento feminista. We Can Do It foi originalmente produzida como uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, obra de J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse Eletric Corporation, com a intenção de estimular as mulheres americanas a trabalharem durante a Segunda Guerra Mundial, atraindo-as para o mercado de trabalho durante o período do conflito.

            A figura que representa a imagem é a personagem fictícia chamada Rosie The Riveter, ou Rosie a Rebitadeira e que passava a imagem de uma mulher modelo, trabalhadora, leal, eficiente e patriota. Rosie de Riveter ficou conhecida um ano antes, em 1942, através de uma canção de mesmo nome. Mesmo sendo uma personagem criada, a imagem de We Can Do It é inspirada na fotografia da operária americana Naomi Parker Fraley, referência de mulher trabalhadora durante a segunda grande guerra.

            A tentativa de estimular o público feminino deu certo: em 1890, as mulheres representavam 17% da mão de obra no mercado do trabalho e em 1944, o número passava dos 35%. No entanto, recordam os historiadores sobre o período, a propaganda não durou muito tempo. Quando a guerra acabou, muitas indústrias forçaram as mulheres a abandonar seus empregos para o retorno dos veteranos.

Símbolo de Luta e Resistência Feminina

No pós-guerra, a imagem da mulher que usava um lenço de bolinhas nos cabelos enquanto trabalhava foi esquecida e recuperada somente décadas depois, quando passou a ser utilizada com outro viés. A partir de 1980, a ilustração foi ressignificada pelo movimento feminista de Segunda Onda para promover o empoderamento feminino e questões políticas voltadas às mulheres.

            Desde então, a imagem do We Can Do It passou a ser símbolo de luta e resistência feminina. Em 1994, a ilustração foi capa da revista Smithsonian e transformada em selo americano de primeira classe em 1999. A partir de 1998, foi utilizada como material de campanha política e, em 2010, foi utilizada como releitura em comemoração a primeira mulher a se tornar ministra na Austrália.

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